20.000€. Como a Seat vai propor eléctricos baratos


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A Seat vai estar na linha da frente da mobilidade eléctrica do Grupo VW propondo o el-Born e o Mii a bateria e participando no desenvolvimento de uma base para uma eléctrico tipo Ibiza, mais barato.

O Grupo Volkswagen está apostado em que os carros eléctricos a bateria sejam um sucesso. Desdobra-se em investimentos em novas plataformas, motores, baterias e até nos elementos necessários à sua produção, como o lítio e o cobalto, fundamentais para construir as células que forma os packs de baterias. E todas as marcas estão alinhadas com este objetivo. Mas não deixa de ser uma surpresa o facto de a Seat, uma das (ainda) mais pequenas marcas do grupo, ter um papel preponderante em todo este processo, com o fabricante a preparar-se para lançar seis novos modelos com baterias recarregáveis até ao início de 2021, sendo dois eléctricos e quatro híbridos plug-in.

A base de toda a estratégia do grupo alemão passa pela plataforma MEB, que vai gerar uma família de modelos para as principais marcas do conglomerado, da Volkswagen à Audi passando pela Seat e pela Skoda, num total de seis veículos distintos. Isto apenas no primeiro ano de produção. Não deixa pois de ser curioso que, entre tantos emblemas, tenha sido precisamente o espanhol a ser o escolhido para mostrar as formas definitivas do primeiro veículo fabricado com base na MEB. O el-Born, “irmão” tão gémeo quanto possível do Volkswagen I.D. foi o primeiro a mostrar como vai ser o primeiro eléctrico da nova vaga do Grupo VW, agendado para 2020. E por um valor que terá de ser inferior ao anuncio pela VW para o I.D., que alinhará pelo Golf TDI na Alemanha, ou seja, 23.000€.

Finalmente o Mii eléctrico, virado pela cidade

Se o el-Born foi anunciado no início de Março, e a Seat já revelou que estão reunidas as condições para iniciar a produção do Mii eléctrico, o equivalente na marca espanhola ao Volkswagen e-up! O Mii alimentado por bateria irá estar disponível até ao início de 2021, ou seja, poucos meses depois do el-Born, consolidando a oferta com zero emissões da marca, necessária para que seja atingido o limite máximo de 95 gramas de dióxido de carbono por quilómetros, impostos por Bruxelas, como média do Grupo VW.

Se o VW e-up é proposto em Portugal por cerca de 24 mil euros, na versão mais acessível, o Mii eléctrico deverá posicionar-se ligeiramente acima dos 20.000€, tanto mais que certamente irá beneficiar dos ganhos que entretanto o grupo conseguiu em matéria de redução dos custos das baterias, a peça mais cara de um veículo eléctrico. No entanto, de acordo com o que conseguimos apurar, o diferencial do preço para el-Born será grande, a ponto de justificar a diferença considerável em termos de dimensão, espaço interior, mala e sobretudo tecnologia, uma vez que se tratará de um dos veículos eléctricos mais modernos do mercado quando surgir, no próximo ano.

Um eléctrico tipo Ibiza por menos de 20.000€

Este é, provavelmente, o maior projeto em que a Seat está envolvida. O objetivo é criar uma nova plataforma a partir da MEB, cuja versão mais curta arranca mos 4.2 metros, ou seja, o comprimento de um Leon de cinco portas, ou um VW Golf, precisamente a que o el-Born e o I.D. vão recorrer.

Além de ser barata de desenvolver, por recorrer à tecnologia já utilizada na MEB, a eventual MEB 0 terá outro elemento a puxar para baixo o seu preço, dado que servirá de base a todas as marcas do Grupo Volkswagen, especialmente aquelas que têm interesse em propor um modelo com as características de um utilitário com as dimensões exteriores de um Ibiza. Mais pequeno e leve, o futuro eléctrico irá assim necessitar de uma menor quantidade de baterias para assegurar ainda assim uma autonomia interessante, o que lhe vai garantir um preço abaixo dos 20.000€.

À semelhança do que vai acontecer com a MEB, também a MEB 0 irá ser utilizada para fabricar veículos eléctricos na Europa, China e EUA, o que ajuda a conseguir reduzir os custos para a mencionada fasquia.

Fonte: observador.pt

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