2021: o ano do impulso elétrico


Notice: Undefined variable: css_class in /home/electricgo/public_html/wp-content/plugins/visucom-ss-grid-builder/vc_elements/gusta_social_sharing_box.php on line 52
  • A transformação para uma mobilidade sustentável é o grande desafio da indústria automóvel na luta contra as alterações climáticas
  • A equipa da SEAT S.A., composta por mais de 1.500 colaboradores, trabalhou movida por este impulso, num ano decisivo
  • O CUPRA Born, o Test Center Energy ou o projeto Future: Fast Forward, são exemplos do passo em frente que a empresa deu para liderar a eletrificação

 

Martorell, 21/12/2021. Vivemos uma disrupção global. A luta contra as alterações climáticas exige um novo paradigma, o que implica enfrentar grandes desafios, como a transformação para uma mobilidade sustentável. Não há plano B, o futuro é elétrico e é por isso que, ao longo deste ano, cada um dos mais de 15.000 colaboradores da SEAT S.A. foram movidos pelo mesmo impulso, pisar a fundo no acelerador de eletrificação, e o mesmo objetivo: colocar Espanha sobre rodas elétricas. É assim que tem trabalhado a equipa da SEAT S.A..

No sopé da caminhada para a mobilidade sustentável. Isabel Morcillo é funcionária de Produção na fábrica de Martorell. Está na empresa há 16 anos e já há alguns meses trabalha na linha do SEAT Leon e-HYBRID, o primeiro modelo híbrido fabricado em Martorell. “Para mim é um grande orgulho”, diz. “Deixa-me entusiasmada saber que faço parte de uma grande equipa que, dia após dia, trabalha intensamente para tornar possível a mudança para uma mobilidade sustentável”, explica.

O impulso de uma nova era. Para Beatriz Matute, responsável do Project Management no lançamento do CUPRA Born, 2021 foi passado entre Barcelona e Zwickau (Alemanha). Liderou uma equipa, de mais de 50 colaboradores de diferentes áreas, encarregada de acompanhar o início da produção em série do CUPRA Born, o primeiro 100% elétrico da CUPRA, na maior fábrica de veículos elétricos da Europa. “Tem sido uma aprendizagem valiosa que, sem dúvida, vamos aproveitar para a eletrificação de Martorell”, assegura.

O CUPRA Born marca o início da trajetória elétrica da CUPRA e é um dos principais intervenientes na expansão internacional da marca. Por isso, “merecia uma apresentação internacional à comunicação social diferente”, afirma Cécilia Taieb, diretora global de Comunicação da SEAT S.A. “Na verdade, envolveu uma grande parte da empresa e, apesar de terem existido muitos desafios logísticos e organizacionais, conseguimos”, continua. O primeiro 100% elétrico reuniu em Barcelona 440 jornalistas de 27 países diferentes. No total, ao longo de quatro semanas, foram realizados 62.000 quilómetros de testes pelos meios de comunicação convidados.

A mesma dedicação tem sido tida pelos vendedores e especialistas de topo da marca em todo o mundo, na preparação para a comercialização do CUPRA Born. São mais de 1.000 CUPRA Masters, de 43 mercados, que participaram na Convenção CUPRA Master 2021 para aprofundar os seus conhecimentos e poder transmitir essa experiência aos clientes. Περικλής Πατσαρός (Periklis Patsaros), da Grécia, é um deles. “Durante quatro semanas participei neste training digital para me preparar para a comercialização do primeiro CUPRA 100% elétrico e ser a força motriz da eletrificação para os nossos clientes, diz.

Com emoção elétrica. O Salão Internacional do Automóvel IAA em Munique, em setembro, foi a ocasião escolhida para uma grande estreia mundial, a do CUPRA UrbanRebel Concept, um desafio não convencional da equipa CUPRA. “Com ele estabelecemos as bases do nosso futuro veículo urbano 100% elétrico, que chegará em 2025”, assegura Antonino Labate, diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Operações da CUPRA.

Liderando a competição elétrica. A CUPRA entrou na história do automobilismo ao vencer o primeiro campeonato de turismos elétricos da história. Com Mattias Ekström foram proclamados “Reis da temporada” da PURE ETCR. Com o CUPRA e-Racer, uma proeza técnica com 500 kW (680 cv) de potência, a marca completa com sucesso o desafio a que se propôs em 2017: criar o primeiro turismo de competição elétrico da história e ganhar com ele. “O futuro das corridas é elétrico e já assumimos a liderança”, diz Xavier Serra, responsável pela CUPRA Racing.

Um passo em frente de 1,3 Megawatts de potência. É o Test Center Energy (TCE), outra das grandes apostas da empresa para a eletrificação. “Fizemos um grande esforço para criar este centro de desenvolvimento e teste de baterias, único no sul da Europa, que nos permitirá a investigação de sistemas energéticos para carros elétricos e híbridos plug-in”, diz Francesc Sabaté, responsável pelo TCE. Apenas um dado curioso, a sua capacidade de teste, de 1,3 Megawatts, é equivalente à de 350 casas que operam na sua potência máxima.

Eletrificando o talento. “Sempre apostámos na formação, mas agora o desenvolvimento do talento é o eixo central desta grande transformação”, garante Tomás Morgado, responsável pelo electromobility Learning Center (eLC). Por isso, neste centro de formação em eletromobilidade foram ministradas, este ano, 122 sessões de formação, com cerca de 1.500 horas de ensino para funcionários de todas as áreas.

Um exemplo deste compromisso com o talento é Óscar Orellana. Há pouco mais de um ano, passou de funcionário na linha de produção para programador na SEAT:CODE, graças a um programa de formação pioneiro da empresa. “A eletrificação e a digitalização andam de mãos dadas e orgulho-me de fazer parte deste impulso”, declara. Um exemplo: a equipa da SEAT:CODE desenvolveu e trabalha na plataforma Giravolta, presente em mais de 15 cidades europeias, que liga frotas de veículos elétricos. A SEAT:CODE também coordena várias aplicações para a SEAT MÓ.

Expandindo a micromobilidade 100% elétrica. A SEAT MÓ, divisão de mobilidade urbana da SEAT S.A., não só continua a reforçar a sua presença na Europa, como também está a trabalhar para iniciar a sua expansão ultramar em 2022. “Estamos a contribuir para cidades com menos poluição, menos ruído e uma melhor qualidade de vida”, garante Jorge Sichaca, Product Referent da SEAT MÓ.

Todos por um pela eletrificação. Para a SEAT S.A. é a única forma de avançar para o futuro elétrico.  “Com o projeto Future:Forward estamos a liderar a transformação do setor automóvel para a eletrificação. O nosso objetivo é garantir a sustentabilidade desta indústria em Espanha”, afirma Lourdes de la Sota, diretora de Estratégia Corporativa e Relações Institucionais. Fá-lo, trabalhando ao lado de 30 colaboradores. Tudo para pôr Espanha sobre rodas elétricas.

Precisa de ajuda?  Ligue 252 303 808